Atividades e eventos do 2º semestre de 2016

Julho e Agosto

Iniciamos o semestre com muita animação  e alegria realizando nossa tradicional festa junina denominada o “Arraiá dos Batutinhas”, a decoração do espaço ficou por conta de nossas crianças e adolescentes, muitas bandeirolas e balões, gravuras e painéis típicos, enfeites de mesas e lembranças, além de um painel gigante na quadra, a tradicional fogueira e as palhas, bonecas de pano e espantalhos pelo pátio e na recepção, tudo com muito capricho. E  foi feita uma grande convocação para que as famílias comparecessem para prestigiar as lindas danças apresentadas pelos diversos grupos. A abertura foi feita com a “quadrilha dos batutinhas”, as crianças de 5 a 10 anos, depois houve a apresentação da “ciranda da balairina” pelas meninas menores, em seguida  o bailão mato grossense, a quadrilha maluca e  o mix cultural dos adolescentes e o hip hop dos meninos, e por fim a convocação geral para a quadrilha dos familiares em geral. E tudo acompanhado de muita diversão, e assim nossa festa julina superou  todas as expectativas pela grande participação das famílias e da própria comunidade que compareceu para nos prestigiar.

 No dia 14 proporcionamos a um grupo de 45 adolescentes  dos dois pólos do CENPRHE  um passeio cultural à Estância Ecológica do SESC Pantanal localizada no município vizinho de Poconé, cuja atuação consiste em preservação, ecoturismo e desenvolvimento sustentável. Fomos recebidos com muito carinho por uma equipe de guias do local, visitamos primeiro o acervo virtual, e depois seguimos  para o formigueiro, uma exposição de insetos empalhados e o borboletário, conhecendo cada detalhe sobre a vida e a preservação desses animais. Também passeamos pelos campos e córregos onde vimos muitos pássaros como araras, tuiuiú, tucanos, macacos, capivaras e inúmeros jacarés, e os currais de mini vacas e os cavalos puro sangue,  conhecemos um projeto sustentável de adubo orgânico e uma linda plantação de hortaliças. Enfim, foi um dia de muita diversão, socialização e uma oportunidade de aprender mais sobre meio ambiente e preservação da natureza.

 

 

No dia 15 deste tivemos uma reunião geral da Equipe para avaliação das atividades do 1º semestre e na ocasião tivemos também um almoço de confraternização onde estiveram presentes amigos  queridos como D. Maria do Carmo Monteiro, Sr. Ivo Silva Pereira, D. Terezinha Urbano e Carmem Aparecida. E encerramos louvando e bendizendo a Deus por tantas graças recebidas nesses dias!!!

No dia 12 de agosto, Maria Tereza e um grupo de crianças menores juntamente com o instrutor de canto e música Vinicius Franz foram ao Viveiro Centro Oeste para prestar uma singela homenagem ao nosso amigo e sócio fundador Sr. Ivo Silva pelo seu aniversário. Foi um momento de muita alegria e emoção para todos principalmente pela oportunidade de expressar todo o carinho e gratidão que temos por tudo o que ele partilhou conosco em todos esses anos de caminhada.

No dia 26, para concluir a nossa participação no projeto de reciclagem “Saudável por natureza” as turmas da manhã e da tarde foram visitar e conhecer a fábrica de refrigerantes Marajá, houve também palestras, vídeos e teatro com a presença de palhaços que inventaram muitas brincadeiras e competições para alegrar a criançada. Visitamos também a biblioteca do SESI que fica dentro do terreno e depois do lanche teve recreação no parquinho e no campo de futebol, e foi um dia de aprendizado e muita diversão para todos.

Setembro e Outubro

No dia 1º  recebemos uma visita surpresa da  prefeita Sra. Lucimar Sacre de Campos e comitiva, que passaram por todas as dependências do local e foram acolhidas com muito carinho pelas crianças e adolescentes que se encontravam nas diversas atividades do dia, e também algumas mães que se encontravam na aula de artesanato do projeto “Amigas empreendedoras”. A Sra. Lucimar teceu muitos elogios ao CENPRHE  e nos disse que é uma grande admiradora deste projeto.

Na tarde deste mesmo dia aconteceu o “1º Festival de Talentos do CENPRHE”, onde vários adolescentes se apresentaram em diversas modalidades como canto , violão, flauta e danças. O objetivo de realizar este festival é dar oportunidade e incentivar o protagonismo dos mesmos, revelando talentos, e desafiando-os a expor suas habilidades e competências culturais, e ainda estimulando o trabalho em equipe e a liderança.  E o Festival foi um sucesso, os alunos se superaram, e cada um com seu estilo pessoal pôs em evidencia o próprio talento, e assim envolveram a todos os presentes.  A equipe de jurados, a torcida organizada, o cenário próprio, a premiação, tudo colaborou para o bom êxito do evento que pretende-se dar continuidade no próximo ano.

 

 

 

 

No dia 6 de setembro, aconteceu a abertura oficial da VI Gincana Educativa do CENPRHE , competição que estamos realizando desde 2011 e cuja meta vem sendo aprimorada para desenvolver e alimentar a socialização e a integração afetiva, fortalecer a liderança e o diálogo, avaliar as habilidades desportivas, artísticas e culturais, o raciocínio lógico e os conhecimentos em geral. O tema escolhido para este ano é inspirando nas Olimpíadas Rio 2016:“Somos todos um só! Em busca de nossos sonhos…ultrapassando nossos limites…união, foco, fé, respeito, força, coragem, companheirismo.” O primeiro desafio é sempre a divisão das equipes que se caracteriza por mesclar as idades e  o rendimento físico e cultural, e assim foram formadas 6 equipes em cada turno e cada uma escolheu seus líderes, sendo que convidamos alguns alunos do C. Salette para contribuir nas competições desportivas.

 

 

 

 

Assim foram realizadas  11 provas que se subdividiam em uma ou mais etapas e modalidades, acontecendo em dois dias da semana para não sobrecarregar emocionalmente os participantes. Na prova dos slides o tema escolhido foi “Trabalho infantil e Olimpíadas” que foram muito bem elaborados, e como temos a missão de dar as mais oportunas ferramentas para desenvolver as habilidades, na prova do Karaokê os candidatos puderam  extravasar toda a emoção e criatividade nas apresentações das músicas e conquistaram muitos pontos para suas equipes. E assim continuaram as provas por cinco semanas consecutivas de muita adrenalina , descoberta de talentos, vibração, emoções, conquistas e aprendizado.

 

 

 

No mesmo dia 6 à noite, deu-se início à tão esperada “Escola de Pais do PROERD” – Programa de Prevenção de Drogas , curso ministrado por integrantes da Polícia Militar, que pela primeira vez aconteceu aqui na Vila São João. Foram feitas mais de 30 inscrições das famílias do CENPRHE e houve bastante interesse em participar das cinco palestras que aconteciam uma vez por semana, e o pessoal aproveitou para tirar dúvidas e trocar idéias sobre o assunto. E ao final do ciclo, 23 pais receberam o certificado de participação numa cerimônia simples e alegre, onde foram homenageados pelos próprios filhos, alunos de música do projeto.

No dia 19 de setembro o Grupo Titular de flauta foi convidado e apresentou seu repertório musical no Seminário de Educação Integral de Várzea Grande que aconteceu no auditório do Pantanal Hitz e foi muito aplaudido recebendo muitos elogios do público presente.

No dia 4 de outubro, recebemos a última visita técnica da Fundação Abrinq através de sua representante Michely Antunes, convidamos todos as crianças e adolescentes do projeto dos dois pólos que se desdobraram nas apresentações culturais para comprovar um pouco dos resultados conquistados nesses dois anos de parceria. Dentre esses resultados destacamos: 1) Crianças e adolescentes com aprendizado em flauta, violão, teclado, bateria, canto coral, dança e teatro musical, oficinas de pinturas e artesanato; 2) Melhora no rendimento e na participação nas ações programadas, pois com os recursos da Abrinq contratamos profissionais com maior capacitação nas diferentes áreas e a atuação dos mesmos foi decisiva para isso; 3) Com a oferta de alimentação saudável e completa, houve um crescimento na qualidade de vida e na disposição física para participar das diferentes atividades diárias o que resultou no desenvolvimento físico compatível com a idade e no aumento do rendimento escolar; 4) A presença da assistente social reforçando a Equipe de Coordenação colaborou para um maior envolvimento das Famílias, e as mesmas se sentiram motivadas a acompanhar com maior interesse as propostas do CENPRHE com as crianças e na participação das reuniões formativas e dos eventos; 5) O Projeto CENPRHE Som tornou-se referência no município e passou a ser convidado a se apresentar em muitos eventos como conferências municipais e estaduais, fóruns, festas religiosas e outros, oferecendo às crianças e adolescentes a oportunidade de superarem a insegurança e timidez e fortalecer a auto estima e ao mesmo tempo divulgar e dar visibilidade à instituição; 6) Enfim, essa parceria trouxe ganhos significativos para a AVE MATER, em termos de credibilidade, capacitação e visibilidade.

 

Na Semana da Criança realizamos as últimas provas da Gincana, o tradicional Desfile da Primavera, em sua 10ª edição, desta vez trazendo a representação dos atletas e medalhistas olímpicos Rafaela Silva, Diego Hipólito, Lucarelli, Usain Bolt, Torben Grael, Marta, Agatha e Bárbara, Thiago, Formiga, Neymar, Felipe Hul e Adriana Moisés. E para animar a festa convidamos duas palhacinhas, a Fuzila e a Beicon, que animaram a criançada com muitas brincadeiras e danças. Nesta mesma festa houve a final do Concurso Rei e Rainha da Primavera que também desfilaram representando suas equipes e logo depois do anúncio da pontuação foram coroados e receberam sua premiação e seus presentes. Em seguida, convidamos a família de D. Niza para o nosso momento de homenagem e prece à Nossa Mãe Aparecida, agradecendo e intercedendo por todas as crianças e em especial por todas as famílias, e encerramos a tarde com um delicioso lanche. 

 

 

No sábado, dia 8, ainda tivemos festa em comemoração ao dia da criança patrocinado por um grupo de amigos, teve muitos jogos e brincadeiras, pula pula, tobogã, competições, cara pintada, e é claro muito lanche também e ao final foi feito o anúncio das equipes vencedoras da Gincana, a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze acompanhada de brindes, brinquedos e guloseimas.

 

 

 

No dia 21, como premiação das equipes que ficaram no 2º e 3º lugares da Gincana, fomos ao SESC Arsenal onde visitamos uma exposição de livros infantis da autora Eva Furnari, denominada OTRAPALHAÇÃA, a mesma coloca a criança em contato direto com os temas de suas narrativas. Seguindo em frente, numa outra sala a decoração era o mundo dos seus personagens e seus livros e ali as crianças menores ouviram a bela contação da estória do “Rei Rumboldo“. Em seguida  reunidos na sala de Artes Cênicas  assistimos em projeção de desenhos manuais a narração da estória da “Bruxa Zelda e os 80 docinhos”, que foi ouvida atentamente por todos. Depois, subdivididos em grupos menores participaram de outras atividades bem divertidas. O passeio continuou depois do lanche no Várzea Grande Shopping onde visitamos a famosa exposição dos Dinossauros, e assim pudemos ampliar o universal cultural de todos além de nos divertirmos.

 

 

 

No dia 22 , aconteceu nossa 6ª reunião do Programa de orientação às famílias que além da retrospectiva das atividades e eventos do ano pôs em destaque a conclusão da !ª Escola de pais do PROERD, lançando a proposta da escolha de uma Comissão de Pais do CENPRHE formada por representantes de cada região que vão auxiliar a Direção no contato direto com as famílias. A proposta foi aceita pelos presentes e foram escolhidos sete representantes para os bairros: São João/Ouro Branco e Jardim Paula II; São João del Rey e Portal da Amazônia; Ouro Verde e São Simão  e Nova Fronteira.

Novembro e Dezembro

Iniciamos esse mês com a Semana da Gratidão procurando envolver a todos para refletir na importância se ser grato às pessoas que de uma forma ou de outra colaboram generosamente com o nosso projeto, com sua amizade, apoio financeiro e ações simples e sinceras que tanto contribuíram e contribuem para levar adiante nossa missão. “Gratidão, não importa a religião, agradecer sempre será a prece mais bonita que existe”, inspirados neste tema todas as nossas crianças e adolescentes escreveram cartinhas decoradas e cartões de natal  com muito carinho dedicando-as aos padrinhos, sócio contribuintes, voluntários e todos os que formam essa grande rede para manutenção e funcionamento do CENPRHE.

 

 

 

 

No dia 17, como prêmio do 1º lugar da Gincana e aos melhores líderes, realizamos um dia de lazer e passeio ao Pesque e Pague Jango, também participaram do mesmo a equipe de colaboradores e algumas voluntárias. Foi um momento de muita diversão e alegria para todos pois o lugar é maravilhoso, com uma natureza exuberante, várias lagoas e piscinas bem cuidadas, tudo liberado por nossas querida amiga Jennifer e família.

No dia 30, tivemos a grata surpresa de vivenciar uma tarde de confraternização com um grupo de Amigas parceiras do Shopping Fórmula tendo á frente Míriam Azama que reuniu o grupo para arrecadar recursos e doar para as crianças e adolescentes que moram longe 16 bicicletas novinhas que serão distribuídas nos dois pólos do CENPRHE. Convidamos o pessoal do C. Salette e nos reunimos na quadra onde as crianças se esmeraram na apresentação de muitos cantos, o melhor da flauta e violão, e a turma da dança urbana que não podia faltar. E assim todos puderam manifestar muita gratidão por esse presente tão útil para aqueles que moram longe, mas valorizam e se esforçam para não faltar às atividades diárias do projeto.

 

 

Iniciamos dezembro focados na preparação do nosso evento de final de ano, o “Evento Cultural CENPRHE Som 2016”, cujo objetivo é dar oportunidade às crianças e adolescentes e à toda a Equipe de apresentar os resultados de todo um ano de trabalho e dedicação ao aprendizado e vivência oferecidos pelo CENPRHE. E desta vez contando com a valorosa contribuição da Comissão de Pais para organizar a participação das famílias,  o bingo e toda a logística da festa. Este evento aconteceu no dia 10 à noite, no espaço anexo da Igreja Santo Antônio no bairro Ouro Verde,  todas as crianças e adolescentes subiram no palco para  apresentar teatro, coreografias, violão e flauta, teatro musical, dança urbana, e protagonizaram individualmente, em dupla ou em grupos maiores, enfim foi um grande espetáculo, e no encerramento todos juntos cantaram com muita vibração a ” Canção da paz ” do grupo Roupa  Nova desejando aos presentes um tempo novo de alegrias, amor e paz. A participação das famílias também superou as expectativas, e fez cumprir o objetivo do evento, reunindo toada a “Família CENPRHE” para celebrar os resultados e o fechamento de um círculo deste ano de 2016.

 

No dia 14, reunimos todos para a celebração da Festa do Natal e confraternização, o encerramento das atividades e  a entrega dos presentes doados pelos padrinhos e amigos e preparados com muito carinho pela Equipe, depois houve um almoço especial e ainda uma singela homenagem de gratidão das turmas a todos os Educadores ali presentes. Neste mesmo dia à noite, aconteceu também a festa de confraternização da Equipe de colaboradores com a revelação do amigo secreto e muita animação e alegria. Ainda nesta semana, o grupo de Dança Urbana CENPRHE Som, reunindo meninos e meninas dos dois pólos foi convidado par  a se apresentar no evento comemorativo do 1º aniversário do VG Shopping e foi o maior sucesso. E o Grupo titular de flauta, á convite da SMAS apresentou-se, juntamente com muitos outros grupos artísticos da cidade, no evento de final de ano “Natal Feliz 2016” que acontece tradicionalmente na praça Aquidaban, e o CENPRHE ainda foi representado na praça de alimentação por uma pequena equipe de colaboradoras.

E na manhã do dia 21, nos reunimos  para comemorar a ação de graças pelo aniversário de Maria Tereza e com muita alegria prestar-lhe uma singela homenagem por mais uma no de dedicação de sua vida neste projeto tão abençoado. Estiveram presentes vários colaboradores, o pessoal da Diretoria e alguns amigos. E assim bendizemos e louvamos ao Senhor por mais uma etapa vencida nessa trajetória de conquistas e aguardamos 2017 com o coração renovado e cheio de esperanças e sonhos!!!

 

 

 

Post Author: Maristela Arbués Nery

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *