A parceria com a Fundação Mapfre, o Santander e o Instituto Canopus

Janeiro

O início de 2017 foi marcado por três grandes parcerias: O grupo Mapfre Seguros , o Banco Santander através do Fundo da Infância e Adolescência de Várzea Grande e o Instituto Canopus.

 Resultado de imagem para Santander amigo de valor    Resultado de imagem para Mapfre

Em meados do mês de janeiro Maria Tereza recebeu uma visita inesperada do Sr.Paulo Henrique de Lima Borges, diretor do Instituto Canopus, instituição parceira do CENPRHE  que desde outubro do ano passado vem atuando com um grupo de  mães através do Projeto Colcha de Retalhos. Nesta visita,  após uma longa conversa, Sr. Paulo manifestou o interesse do Instituto de assumir o compromisso de dar continuidade  à missão do CENPRHE.  A   partir de então a Diretoria do Instituto e da Ave Mater   passaram  a se reunir periodicamente para estudar a melhor forma de consolidar esse compromisso.

O Grupo Mapfre Seguros aprovou para 2017 o financiamento do projeto Esporte e Vida Saudável CENPRHE  que assegura à crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, atividades esportivas de cunho educacional: futsal, handebol, volei, basquete e atletismo. Com a implantação deste projeto a AVE-MATER quer contribuir para o desenvolvimento integral de seus beneficiários promovendo um estilo de vida saudável e atuando na prevenção primária e envolvimento de crianças e adolescentes com o tráfico e com o uso de drogas, isto é, intervindo para que o contato não ocorra.

             20170328_092549.jpg

O Banco Santander através do Programa Amigo de Valor  assumiu neste período o projeto CENPRHE SOM cujo objetivo  é contribuir para o aprimoramento  das ações de prevenção de riscos e de garantia, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, executadas pela AVE-MATER na periferia de Várzea Grande, e para o fortalecimento do sistema de garantia de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Município.

   

                                   

No dia 26 fomos convidados a comparecer à sede da s eguradora Mapfre em Cuiabá para a  entrega (simbólica) do Prêmio Projeto Transformador Voluntariado Grupo Segurador BB e Mapfre, através de sua representante, a gerente Elisangela S. Oliveira. O momento foi de muita alegria e entusiasmo  para todos, especialmente para as crianças ali presentes que amam participar das atividades desportivas.    

Fevereiro

O projeto Colcha de Retalhos do Instituto Canopus continua crescendo e se fortalecendo com a presença de mais mulheres da comunidade. Em meados do mês, juntamo-nos a elas para comemorar com uma festa surpresa o aniversário de D. Hely Conceição, que vem se dedicando com tanto empenho ao crescimento deste projeto.     

            

No início do ano fizemos a entrega das bicicletas doadas pelas parceiras do Auto Shopping Fórmula em outubro de 2016 para um grupo de crianças que moram em bairros distantes da Vila São João.

      DSC02160.JPG

E finalizamos o mês com muita animação na comemoração do Carnaval com a participação de todas as crianças. Só folia e alegria!

     20170224_085015.jpg   

     20170224_090908.jpg

Março

Iniciamos o mês  com as reuniões com as famílias novatas para apresentar o CENPRHE, sua história, seus objetivos, seus programas  e seu regulamento.

Na comemoração do dia da Mulher fomos convidados a levar o grupo titular de Flauta para uma apresentação musical no Juizado Especial no UNIVAG, a convite da excelentíssima juíza  Dra. Amini Haddad Campos.  Foi um momento de muita emoção para todos os presentes. Nesse dia as mulheres do Projeto Colcha de retalhos também fizeram uma bela exposição dos seus trabalhos artesanais, destacando as lindas colchas e tapetes de retalhos além de produtos de outros projetos de Várzea Grande.

 IMG_20170308_141934439_HDR.jpg      IMG_20170308_142408681.jpg

Neste mês deu-se início também ao Curso de cabeleireiros do Projeto Amigas Empreendedoras, oficina profissionalizante oferecida desde 2015 pela Secretaria de Assistência Social . Essas oficinas democratizam atividades também informativas sobre as políticas públicas e potencializam as comunidades para o aumento da renda familiar. 

DSC02188.JPG   DSC02189.JPG

No dia 13 por volta das 18:00 deu-se a abertura da Assembléia Eletiva da AVEMATER, com a presença de todos os associados e atuais membros da Diretoria e ainda Sr. Paulo Henrique e membros do Instituto Canopus. Evento de especial importância para esta nova etapa da história do CENPRHE. No primeiro momento, seguindo o protocolo foi realizada a eleição da nova Diretoria e em seguida Sr. Paulo apresentou em slides o Instituto Canopus, sua história, seus objetivos e suas ações  finalizando com a proposta de integração com a AVE MATER através do CENPRHE.

  IMG_20170313_181057867.jpg     

       IMG_20170313_200314688.jpg

Em meados de março, recebemos a visita de monitoramento do grupo Mapfre através da sua gerente Elisangela S. Oliveira. Neste primeiro trimestre o projeto iniciou com o preenchimento de um formulário de anamnese física de todos os participantes incluindo um teste de resistência e de habilidades, e as aulas de esporte foram de iniciação ao handbol.

        

Nos dias 16 a 19 um grupo de colaboradores participou do 29° encontro Estilo de Vida Canopus” oferecido pelo Instituto Canopus.       

   619f39546b65580fb03f330e7e54af72.jpg     

Ainda em março realizamos com um grupo de 45 beneficiários  um passeio cultural ao SESC Arsenal em Cuiabá. As crianças visitaram várias exposições de artes plásticas e participaram de oficinas recreativas e contação de estórias ampliando assim  universo de seus conhecimentos além de se divertirem bastante.

       

Neste período recebemos com muita alegria a visita do Sr. Marcos Cruz, fundador e presidente do Grupo Canopus, acompanhado de sua filha Kelayne Cruz e vários membros da diretoria que vieram conhecer o CENPRHE. Nossas crianças fizeram uma calorosa recepção dando boas vindas a todos. Nesta oportunidade apresentamos a trajetória do CENPRHE desde a sua fundação através de relatos e dos álbuns fotográficos, destacando sobretudo o início, quando não tínhamos nenhum recurso.  

 

    

                

 

Para finalizar o trimestre do Projeto Esporte e Vida Saudável realizamos o primeiro Torneio de Handebol integrando os grupos do CENPRHE e Cenprhe Salette. Foi um evento muito importante onde todos puderam participar e por em prática o próprio aprendizado, além do que, tudo aconteceu em meio a muita diversão e companheirismo.

    

 

Registramos também neste período as atividades pedagógicas da semana da Higiene, Saúde e Alimentação saudável,  priorizando tudo o que melhora a nossa qualidade de vida. Esses temas foram trabalhados com diversas oficinas de acordo com a faixa etária, utilizando várias ferramentas  e finalizando com um momento de socialização e o tradicional “dia da Beleza”.  A participação dos beneficiários foi intensa.  

     

  

   

 No dia 31 houve a tradicional comemoração dos aniversários do trimestre, momento de muita festa e alegria onde cada aniversariante foi entrevistado e recebeu a homenagem dos colegas e os presentes doados pelos amigos e benfeitores do CENPRHE.

  

Abril

No início do mês realizamos duas reuniões do Programa de Acompanhamento e Orientação as Familias com o objetivo de apresentar a nova equipe de coordenação do CENPRHE e os primeiros passos do processo de transição para o Instituto Canopus. Além disso foi apresentada a síntese da avaliação das famílias de 2016 e as novas propostas para 2017 reafirmando o compromisso com o objetivo do CENPRHE e a observância do Regulamento.

                   

Nesse período fomos convidados a levar o grupo titular de Flauta para uma apresentação na Reunião Gerencial do Grupo Canopus numa chácara  do Instituto em Chapada dos Guimarães. O grupo aplaudiu de pé nossas crianças e o Sr. Marcos Cruz nos acolheu de braços abertos  confirmando diante de todos os presentes a parceria  com o CENPRHE.

            DSC02511.JPG

             

Na véspera da páscoa recebemos a visita dos queridos amigos e parceiros da AMAD que vieram doar deliciosos ovos de páscoa para todas as nossas crianças. O momento foi de muita emoção e alegria para todos e as crianças retribuíram com uma apresentação musical, palavras de gratidão e muitos abraços.

 amad-pascoa.jpg      

Dia 18 realizamos nos dois períodos a celebração da festa da Páscoa. Todas as turmas fizeram suas apresentações em teatro, poemas, canto ou dança, exaltando a importância de acreditar na vida, na luz e na força de Jesus ressuscitado, o amor que supera a morte. Ao final todos receberam os ovos de chocolate doados pelos amigos da AMAD.

   

                                                    

       

Neste final de mês tivemos várias apresentações culturais em destaque: Um grupo de meninas do projeto CENPRHE SOM denominado Tot’s dance foi convidado a se apresentar no Encontro REDES que aconteceu no UNIVAG 

         

E o grupo titular de flauta mais uma vez brilhou na abertura do Festival de Música Sacra da Paróquia Santo Antônio, e também à convite da juíza Dra. Amini Haddad participou da Audiência de Conciliação do Juizado Especial no UNIVAG.

      

E para encerrar este mês com chave de ouro as equipes de futsal masculino e feminino do CENPRHE participaram de um Torneio amistoso no Colégio Íbero Americano em Cuiabá. Foi um evento bem participado por todos e os meninos se sobressaíram obtendo bons resultados e mais experiência para competir e colocar em prática todo o aprendizado dos esportes.       

Maio

O Grupo Canopus tem como tradição realizar uma vez por ano em suas lojas o dia de ação de graças e este ano o grupo titular de flauta foi convidado a participar deste evento na loja Via Láctea em Cuiabá e na Órion em Várzea Grande. Foi um momento muito envolvente em que as pessoas presentes se encantaram com a apresentação e com todo o evento.

   

Em meados do mês a Prefeitura de Várzea Grande convocou os representantes  das instituições para a assinatura do convênio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Ano 2017, para subsidiar o atendimento de 240 crianças do CENPRHE e CENPRHE Salette.

        Resultado de imagem para scfv

 

No dia 20 ficamos muito abalados com a triste notícia do falecimento de uma criança que estava no CENPRHE desde 2014 – Débora Cristina Monteschio da Silva de 10 anos. Ela estava doente desde o início do mês e na última semana foi diagnosticada com Leucemia Mielóide aguda, e apesar dos cuidados recebidos não resistiu. Um grupo de mães e funcionários e membros da coordenação estiveram presentes no velório para dar apoio à família e um grupo de alunos da música marcaram presença na missa de sétimo dia na Igreja Santo Antônio  no bairro Ouro Verde onde prestaram uma homenagem com músicas das quais ela mais gostava. O momento foi carregado de muita comoção para todos. 

                

No dia 27 aconteceu em grande estilo a 2ª Festa da Família no CENPRHE. Desde a preparação a equipe técnica com apoio da Comissão de Pais se esmerou para organizar os grupos das famílias para colaborar e participar do evento. No dia do evento após a acolhida, foram divididas as equipes da gincana  integrando pais, mães, filhos, parentes e amigos e com muita animação deu-se início a competição com o  Karaokê, cabo de guerra, dança da cadeira, grito de paz, qual é a música e outras provas . Depois as crianças fizeram uma linda homenagem às famílias e em seguida foi feito também uma homenagem póstuma a menina Débora Cristina através de slides. E depois um momento orante de ação de graças e súplica pela união e paz nas famílias, então foi servido o jantar, partilhado onde todos colaboraram e puderam se deliciar inclusive com a deliciosa sobremesa de pudim. 

         

Junho 

 Nas atividades temáticas desse periodo demos prioridade ao Meio ambiente e  Combate ao trabalho infantil. Foram realizadas oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, diversas leituras, contação de estórias, teatro de fantoches, roda de conversa e alguns filmes em vídeos, e também uma aula de campo para os adolescentes no Parque Berneck em Várzea Grande.

    

           

No dia 8, o Grupo Titular de Esportes, integrando CENPRHE e CENPRHE Salette, participou de um Torneio de Futsal no Colégio CEA do bairro Marajoara em Várzea Grande. Neste dia estreamos o novo uniforme e a nossa equipe feminina se destacou vencendo com competência as adversárias.

      

No dia 13 nosso grupo titular de flauta mais uma vez brilhou na apresentação de um lindo repertório musical no evento Clientologia Master do Grupo Canopus no palco do Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. 

      

 

Post Author: Vinícius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *