A Parceria com o Projeto REDES/CIEDS/ITAU SOCIAL

Julho

Abrimos este mês com a nossa tradicional Festa Julina apresentando neste ano o tema ” Arraiá do Circo”. Muito brilho no palco, música animada, lindos caipirinhas e não podia faltar o forró animado e a dança da quadrilha, as saborosas comidas e bebidas típicas  e também as brincadeiras que divertiram tanto nossas crianças e suas famílias 

DSC03951.JPGDSC03957.JPG

Ainda neste clima folclórico o grupo Tot’s dance brilhou na festa cultural da EMEB Luiz Revelles no bairro Portal da Amazônia e o grupo Urban’s dance também se apresentou na festa julina do Cenprhe Salette. 

DSC04004.JPG

Encerrando o semestre um grupo de 50 crianças participou de um passeio cultural ao SESC Arsenal em Cuiabá visitando uma linda exposição sobre a cultura indígena,  também teve oficinas lúdicas e assistiram um filme infantil no Cine Sesc. Na volta ainda passearam no Várzea Grande Shopping e degustaram um delicioso sorvetePASSEIO-CULTURAL-6.jpgPASSEIO-CULTURAL-15.jpg

 No dia 15 o grupo titular de dança, com um figurino renovado, apresentou um mix de rítmos e hip-hop na 13º Arraiá beneficente do Instituto Canopus que aconteceu na loja Via Láctea em Cuiabá. O estilo arrojado das coreografias arrancaram aplausos vibrantes de todos os presentes, o que deixou a turma bem envaidecida. 

DSC04126.JPG

DSC04084.JPGDSC04127.JPG

Do dia 17 a 28 aconteceu o Projeto Primeiro Passo pela primeira vez nas dependências do CENPRHE CANOPUS. Este curso é promovido há algum tempo pelo Instituto Canopus. O objetivo do mesmo é ” desenvolver pessoas através de cursos profissionalizantes, formando e capacitando jovens e adultos de comunidades menos favorecidas encaminhando-os para o mercado de trabalho, fazendo parcerias com empresários locais para absorção dessa mão de obra qualificada. Com esse objetivo  promove o ser humano através da educação, da qualificação profissional  proporcionando melhor qualidade de vida”. O destaque foi a participação de um grupo de ex-beneficiários do CENPRHE que se sobressaíram pelo bom aproveitamento e performance.

DSC04199.JPG

DSC04177.JPGPEOJETO-PRIMEPIROS-PASSOS-CONSTELATION-2.jpg

AGOSTO

Iniciamos o mês com alguns dias de capacitação para a Equipe de Colaboradores onde contamos com o apoio técnico da facilitadora Rose Fialho que trabalhou o tema relacionado a integração e desempenho do grupo. Também contamos com a assessoria técnica de pessoas da Equipe de recursos humanos do Grupo Canopus que trouxe orientações e esclarecimentos sobre direitos e deveres do trabalhador. 

No dia 9 participamos na sala da Assistência Social do evento solene de Certificação do Projeto REDES/CIEDS/Itaú Social juntamente com outras instituições de Várzea Grande onde fomos contemplados com a aprovação de 3 projetos:

  1.  Projeto Som & Harmonia CENPRHE em parceria com o Instituto Ciranda;
  2.  Projeto Cuidando da Vida em parceira com a ABHP ;
  3.  Projeto Viajando com as Letras em parceria com a EMEB Luiz Revelles.

Na ocasião se fizeram presentes membros da diretoria da AVEMATER e das instituições parceiras, e as nossas crianças e adolescentes abrilhantaram o momento cultural com belas apresentações de flauta e dança urbana.

   

Neste período tivemos uma comemoração especial no aniversário natalício do nosso querido amigo e atual presidente da AVEMATER Sr. Ivo Silva Pereira. As crianças e adolescentes fizeram uma linda homenagem e na ocasião comemoramos também os aniversários do trimestre.

Os novos projetos deram um novo impulso nas atividades do dia a dia, o Projeto Som & Harmonia trouxe alguns instrutores do Instituto Ciranda e  oficinas com diferentes instrumentos: flauta trasnversal, trompete, guitarra e contra-baixo e retomamos o canto coral com a inserção das crianças menores.

DSC04492.JPGDSC04477.JPG

O Projeto Cuidando da Vida reforçou o atendimento e orientações às famílias nos cuidados de saúde, as terapias complementares e o uso das ervas medicinais. O Projeto Viajando com as Letras renovou nossa Brinquedoteca com muitos atrativos numa variedade de jogos e livros pedagógicos. 

Nos temas transversais o destaque desse mês foi: “Conversas e desconversas sobre as Drogas“, o uso de álcool e outras substâncias psicoativas. Além das atividades em sala houve a roda de conversa com a presença de pessoas da Clínica Valor da Vida que falaram sobre sua experiência de luta contra as drogas. No final do mês houve uma reunião do Programa de Acompanhamento as Famílias com assessoria de uma equipe da Polícia Judiciária Civil que ministraram uma palestra informativa sobre o assunto.

DSC04427.JPGDSC04446.JPG

No dia 29 os grupos de flauta e dança urbana foram convidados a se apresentar na reunião geral do Grupo Canopus no Hotel Holliday Inn em Cuiabá. Estavam presentes no evento o Sr. Marcos Cruz e demais integrantes da diretoria do Grupo.

SETEMBRO

Abrimos o mês com a realização do 2º Festival de Talentos do CENPRHE  onde crianças e adolescentes do CENPRHE CANOPUS e CENPRHE SALETTE se esmeraram para dar o melhor de si nas apresentações de canto, música e dança. Na categoria canto o 1º lugar ficou para o garoto André Victor do C. Salette , na categoria  flauta, um grupo também do C. Salette composto pelos beneficiários Jhony e os irmaõs Gabriely e Gabriel ficou em primeiro lugar e igualmente na categoria  dança.

20170909_182148-1.jpg

No dia 12 aconteceu o evento de abertura da 8ª Gincana Educativa do CENPRHE com o tema “ Drogas tô fora ! Pego minha bike e vou embora!”, foram formadas 12 equipes mesclando as idades e habilidades.

Essa competição é muito esperada por todos e tem por objetivo oportunizar diversas aprendizagens como trabalho em equipe, respeito as diferenças e potencialidades, desenvolvimento de liderança e descoberta de talentos.

Além das provas desportivas tivemos o karaokê, elaboração de slides temáticos, perguntas e respostas, artesanato, coleta para o bazar, concurso Rei e Rainha da Primavera e o desfile da primavera. A novidade deste ano é que as equipes adotaram o nome das empresas parceiras: Viveiros Centro-Oeste, Via-Láctea, Orion  Veículos, Frical, Frota e AMAD. 

OUTUBRO

Neste mês especial dedicado às crianças tivemos um programação intensa com  as provas finais da Gincana educativa destacando o 11º Desfile da Primavera com o tema “Diga não as Drogas!” e o final do concurso Rei e Rainha da Primavera. Houve um grande empenho das equipes para conquistar a melhor pontuação, muita criatividade e muita colaboração de todos.

No dia 7 como parte das comemorações da Semana da criança fomos contemplados com o passeio ao Shopping Goiabeiras para assistir no cinema o filme Pica-Pau  e um combo de pipoca e refrigerante. Todos se divertiram muito.

 

No mesmo dia aconteceu no CENPRHE o atendimento oftalmológico do Projeto Diniz Social, que reuniu crianças de outras instituições como Vida Nova e C.Salette  para consultas e doação de óculos, e também muitas brincadeiras

.

No dia da criança nossas crianças e adolescentes foram convidados a participar de uma festa infantil promovida pela colaboradora Sra. Sueli Neres e família na sua chácara. Havia muitos brinquedos e jogos,  um delicioso almoço e muitas guloseimas e todos se divertiram muito.

Neste mês tivemos a reunião mensal do Comitê Gestor do Cenprhe Canopus cuja missão é… e dessa vez contamos com a presença do Sr. Marcos Cruz e sua filha Keilayne Cruz.

No dia 21 para alegria do grupo de esporte titular, participamos com quatro equipes de um Torneio de Futsal no Colégio Salim Nadaf no bairro Cristo Rei juntamente com as equipes do Projeto Futsal sem Drogas . A disputa foi por faixa etária e conquistamos  a vitória com nossa equipe feminina e o grupo masculino de 2005. 

 

NOVEMBRO

Iniciamos o mês com a comemoração do 1º ano do Projeto Colcha de Retalhos realizado pelo Instituto Canopus no CENPRHE. Estavam presente todas as integrantes do projeto e teve como convidado especial o apresentador e cantor regional Pescuma, teve parabéns, um saboroso coquetel e até cantoria. Enfim, foi um momento bem especial para o grupo das mulheres participantes. 

Dia 10 estivemos presentes no Seminário “Essa Ciranda não é Minha Só” promovido pelo Projeto REDES de Territórios Educativos. Nesta ocasião a Sra. Rosineide Viana, membro da nossa comissão de pais, partilhou sua experiência nesta comissão e despertou a admiração e o interesse de todos os presentes

 

De 16 a 19 aconteceu na chácara do Instituto Canopus o “30º Encontro Estilo de Vida Canopus” que contou com a participação de um grupo de colaboradores do Cenprhe Canopus. 

 

No dia 21 nosso coral infantil, grupo de flauta e de dança titulares, participaram de uma apresentação cultural na Semana de Música na EMEB Salvelina de Barros em Várzea Grande. 

DEZEMBRO

No dia 6, realizando o sonho de muitos, o instrutor Kennid, integrante do grupo de Teatro “On Broadway”, conseguiu levar gratuitamente as crianças para assistir a peça teatral “O Rei Leão” no teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá. As crianças e adolescentes viveram uma experiência inédita e amaram  aplaudindo  muito e ao final puderam conhecer de perto, e conversar e cumprimentar  o grupo de artistas e tirar fotos com eles, inclusive o Kennid.

No dia 9 fomos convidados a participar, através de apresentações culturais de canto, música e dança, na abertura do Campeonato de Karatê Shotokan no ginásio da UFMT em Cuiabá.

Neste período nossas crianças e adolescentes brilharam no palco do evento “Natal Feliz” que todo ano acontece através da Sec. de Educação, Cultura,Esporte e Lazer  na praça Aquidaban tornando mais alegre e mágico esse período natalino. 

No dia 10 aconteceu em grande estilo nosso evento de final de ano denominado CENPRHE SOM onde todos tem a oportunidade de apresentar o resultado das aprendizagens do ano inteiro para as familias, colegas, amigos e parceiros do CENPRHE CANOPUS. 

E em meados do mês, com muita alegria e gratidão, mas também com o  coração apertado encerramos o ano com um momento reflexivo agradecendo a Deus tudo o que recebemos neste ano que finda e compartilhando a amizade construída. A Equipe de Educadores se dividiu para celebrar em pequenos grupos esse momento e realizar a entrega dos presentes a cada um dos beneficiários. E assim  finalizamos 2017. 

 

 

Post Author: Vinícius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *