2018 – O Criança Esperança e o Projeto Constellation abrem novos espaços

 

JANEIRO E FEVEREIRO

O novo ano se abre com novas perspectivas  com a aprovação do Projeto Virando o Jogo pelo UNICEF através do Criança Esperança e a transferência do Projeto Constellation para o CENPRHE CANOPUS, cujo objetivo é realizar oficinas permanentes de dança sendo: Ballet Clássico e Dança Urbana, oportunizando às crianças e jovens o acesso à essas manifestações artísticas, despertando o interesse, o conhecimento e a valorização cultural e qualificando-os em vista de uma futura profissionalização. 

Em meados de Janeiro é formada a nova equipe de colaboradores e voluntários do CENPHRE CANOPUS que são acolhidos com alegria pela nova Coordenação. 

No período de 23 a 25 priorizamos o atendimento às famílias, nos colocando a disposição para a renovação das matrículas de todos os beneficiários. Nos dias 26 e 27 convocamos as famílias que estavam na lista de espera e após entrevista preenchemos as vagas para completar o total de 140 beneficiários CENPRHE CANOPUS e 100 no CENPRHE SALETTE. Nos dias 30 e 31 houve reunião com as famílias novatas onde foi apresentada a equipe de Coordenação e dos educadores, e a integração do CENPRHE com os Instituto Canopus, formando assim o CENPRHE CANOPUS.

Em seguida foram apresentados nosso objetivo, visão e missão, bem como regulamento e todos os programas e atividades que serão oferecidos em 2018. A novidade deste ano é o Karatê subsidiado pelo Criança Esperança e o Ballet pelo Projeto Constellation.

Em fevereiro reiniciamos as atividades com uma semana intensa e animada, as crianças e adolescentes estavam com muitas saudades e os novatos bem ansiosos para conhece e participar das atividades do CENPRHE CANOPUS.

 

Já começamos com festa na comemoração do Carnaval que foi bem participada por todos, cantaram, dançaram, pularam e se divertiram muito também, num concurso de blocos e fantasias. 

 

Nos dias 14 e 15 foi o período de capacitação das equipes dos dois pólos com a assessoria dos voluntários Samuel, Joselaine e Silvana,  colaboradores do setor de RH  do grupo Canopus com os temas:”História, junção e regimento”  ” Planejamento”  e  “Hierarquia” respectivamente. Um momento muito importante para reativar as motivações, trabalhar a integração da equipe e redirecionar o foco no nosso objetivo principal.

Este ano recebemos um reforço  na equipe com a adesão voluntária da psicóloga Zélia Moreira da Rocha Borges que se dispôs a atender as mães e colaboradores uma vez por semana. 

MARÇO 

Destaque na abertura do mês para a comemoração da semana da mulher onde as crianças e adolescentes trabalharam o tema em rodas de conversa, texto e poemas, e na confecção de cartazes, cartões e lembrancinhas. No dia 8 toda a equipe foi convidada para receber a linda homenagem preparadas por ela com muito carinho.

Marcou ainda este período o início das aulas de ballet clássico, momento aguardado com ansiedade por nossas crianças e também pelas famílias. Essa atividade faz parte do Projeto Constellation juntamente com as aulas de Street Dance. As oficinas de Ballet serão ministradas pelas instrutoras Ana Carolina e Ana Vitória, e Street Dance pelo Instrutor Kennid. 

IMG_20180405_014923256.jpgIMG_0465.JPG

Outro destaque foi a aula inaugural de Karatê que também aconteceu neste início de mês com o apoio do Criança Esperança, numa parceria com o SHOTOKAN em atividades ministradas pelo Sensei Gerson.

Em março também ocorreu a reunião gerencial do Grupo Canopus e o Cenprhe Canopus foi convidado à apresentar com o grupo de Flauta Titular no evento. As crianças fizeram uma belíssima apresentação emocionando a todo o público, formado por gerentes regionais do Brasil todo, incluindo o presidente do Grupo Canopus, Sr. Marcos Cruz. Na ocasião, a fundadora do Cenprhe, Maria Tereza Urbano, conhecida carinhosamente como Irmã Maria Tereza, fez uma palestra elucidando as possibilidades de se ajudar instituições de caráter social com os valores deduzidos no imposto de renda

.

REUNIÃO_GERENCIAL_-71.JPG

Reiniciamos neste período a parceria com o Bibliosesc que é uma biblioteca volante que oferece gratuitamente os serviços de empréstimo de livros, revistas e jornais, além do incentivo à leitura. O caminhão voltou a fazer suas visitas semanais trazendo historias contadas para as crianças.

IMG_0363.JPG

Para celebrar a chegada da Páscoa as orientadoras sociais prepararam uma oficina especial de confecção de ovos de páscoa, onde as crianças aprenderam a trabalhar com o chocolate e modelá-lo em forma de lindos ovos, sempre atentos à limpeza e higiene durante a confecção. Todas as crianças ganharam ovos de páscoa graças a estas oficinas e a ajuda de parceiros como a Sorpan Alimentos, que fez a doação dos materiais utilizados. As oficinas foram bem participadas e trouxeram muita diversão a todos, trazendo a Páscoa um gostinho diferente de vida nova e novos aprendizados.

IMG_0227.JPG

ABRIL

Abrimos o mês com uma renovação total dos materiais desportivos e a entrega do novo uniforme. chuteiras, meiões e kimonos para a alegria de todos, tudo isso com apoio do Criança Esperança.

IMG_0719.JPGIMG_0715.JPG

   

O Instituto Canopus realizou  uma grande doação de Leite para o Cenprhe Canopus. Foram doados mais de 800 litros de leite que abasteceram os estoques do CENPRHE por bastante tempo. As doações foram arrecadadas pelos voluntários do Instituto Canopus que participaram do 31° encontro Estilo de Vida Canopus realizado alguns dias antes. Eles foram recebidos com uma singela homenagem por parte do grupo titular de flauta do Projeto Cenprhe Som.

Destacamos neste período o reinício do atendimento odontológico semanal de um grupo de 5 crianças pela nossa parceira Dra. Karen Bruehmuller  no centro odontológico Art Sorriso, este ano acompanhados pela voluntária Rosineide Viana, membro da comissão de Pais do Cenprhe Canopus.

No dia 10 o Grupo Titular de Flauta foi convidado a se apresentar no evento de lançamento do projeto REDE PROTEGE no auditório do UNIVAG com a participação dos beneficiários da ACAMIS, Associação Caminhando para Mais um Sonho.

IMG_0788.JPGIMG_0791.JPG

Neste período nossa gestora, Dona Maisa Coutinho, foi convidada, com representantes de outras instituições de Várzea Grande, a participar na Prefeitura Municipal do evento de assinatura do Convênio FIA/SANTANDER que através do programa Amigo de Valor vem subsidiando o Projeto Cenprhe SOM desde o ano passado.

 

 

No dia 21 aconteceram os jogos amistosos de futsal e handebol reunindo equipes dos dois polos na quadra desportiva da Escola Air Addor do bairro Ouro Verde. Esse evento foi organizado pela coordenação pedagógica juntamente com o instrutor de esportes Jadson Rezende. Foi um momento bem competitivo que ajudou a promover a integração e a partilha do aprendizado entre as equipes. Na ocasião a equipe a equipe feminina do CENPRHE CANOPUS estreou o novo lindo uniforme patrocinado pelo Criança Esperança. 

 

 

 

Finalizando o mês com chave de ouro, participamos à convite da Paróquia Santo Antônio da abertura do 5º Festival de Musica Sacra onde apresentou-se o grupo titular de flauta do CENPRHE CANOPUS  sendo muito aplaudidos pelo público presente.

MAIO

Em Maio continuamos o atendimento às crianças com as atividades de leitura, esporte e conscientização sobre o tema do combate ao abuso sexual infantil. No início deste mês nossos alunos do esporte titular juntamente com as equipes masculinas do CENPRHE SALETTE participaram da 1° e 2° fase da Copa ENP(Escola Nova Pedagogia). Foi o momento de testarmos o rendimento e aprendizagem deste período. Nossas equipes não conseguiram êxito nos resultados mas o aprendizado foi grande e a experiência competitiva melhor ainda. Parabéns aos nossos atletas!!!

IMG_1217.JPG

Neste período a equipe técnica organizou uma reunião com as famílias solicitando a presença da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande com o objetivo de recebermos informações e orientações sobre a meningite bacteriana, devido o diagnóstico de uma criança do CENPRHE que se encontra hospitalizada. Na ocasião as mães puderam se esclarecer sobre a vacinação e as formas de contágio, e também, tirar suas dúvidas sobre o assunto. 

IMG_1344.JPGIMG_1346.JPG

O Instituto Ciranda tem parceria com o Cenprhe Canopus no projeto Cenprhe Som & Harmonia para as oficinas de guitarra, flauta transversal e trompete. Os alunos participantes foram levados ao teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá para prestigiarem um concerto da Orquestra do Instituto Ciranda comemorativo do aniversário de 15 anos do Instituto.Assim eles poderão se envolver de maneira mais profunda no mundo da música profissional.

 

JUNHO

Neste início de mês realizamos nos dois períodos uma aula pública de ballet com o intuito de oferecer às famílias a oportunidade de acompanharem de perto a evolução e o envolvimento dos alunos e alunas que estão participando destas atividades. Foi um momento de muita emoção para todos. 

Neste período aconteceu também a semana de conscientização sobre o Trabalho Infantil e Educação para o Trânsito onde além de outras atividades recebemos uma Equipe da Guarda Municipal de Várzea Grande que trabalhou o tema com vídeos, palestras educativas e um divertido  Teatro de Fantoches.

IMG_1886.JPG

Recebemos a visita inusitada de um simpático casal de viajantes que rodam o Brasil e o mundo registrando iniciativas voluntárias e positivas por onde passam. São os Caçadores de Bons Exemplos, que possuem um canal no YouTube onde compartilham seus achados com os internautas. Para recebê-los organizamos apresentações de musica, dança, karatê, ballet e esporte de ambos os polos. A diretoria do Instituto Canopus também esteve presente prestigiando o grande evento que terminou com um delicioso almoço. 

IMG_1631.JPGIMG_1650.JPG

IMG_1683.JPGIMG_1728.JPG

IMG_1717.JPG

IMG_1712.JPG

Em meados do mês acolhemos a comunidade para o recadastramento fundiário da Vila São João promovido pela Equipe da Secretaria Habitação do Município. 

IMG_1751.JPG

Dia 24 nosso grupo de dança urbana brilhou no “Festival de Dança Juvenil : Criança Dança MT ”  no Teatro da UFMT em Cuiabá. A experiência foi muito rica para as crianças que ficaram deslumbradas com o teatro e a grandeza do palco. 

***

No dia 25 deste o grupo titular de Flautas foi convidado a se apresentar na comemoração dos 11 anos do curso de Serviço Social do UNIVAG onde apresentou um repertório eclético e provocando aplausos e elogios dos presentes acompanhados pelo instrutor de música Vinicius Franz.

No final do mês celebramos a comemoração dos aniversários do trimestre, uma linda festa regada a alegria no ritmo da Copa do Mundo onde as crianças, além das brincadeiras, se deliciaram com bolo de festa e refrigerante. 

IMG_2206.JPGIMG_2276.JPG

No dia 28, encerrando o semestre, tivemos a reunião do Programa de Acompanhamento e Orientação às Famílias,  com o tema “Inteligência Emocional” com a palestra da psicóloga Zélia Moreira da Rocha Borges.

Post Author: Vinícius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *