Nossa Missão

Contribuir na educação integral de crianças e adolescentes, oferecendo-lhes atendimento sistemático e de qualidade, e em diálogo  com a família, a escola e a comunidade.

Nossos objetivos

  • Desenvolver programas socioeducativos na área infantojuvenil, ampliando o universo de conhecimentos e de experiências positivas (lazer, cultura, esportes e artes);
  • Possibilitar a permanência e o bom desempenho da criança na escola;
  • Ocupar, de forma educativa e prazerosa, o tempo livre de meninos, meninas e adolescentes, reduzindo situações de risco.

Nossas estratégias

  • Oferecer atividades desportivas, artísticas e culturais e acompanhamento escolar,  para crianças e adolescentes, como também cuidados com a saúde e complementação alimentar.
  • Estabelecer parceria com órgãos públicos, com empresas e pessoas físicas, tendo em vista a implantação e implementação dos programas, assegurando a manutenção e a continuidade dos mesmos.
  • Garantir a participação de voluntários nos diferentes programas e projetos.

Nossa visão

  • O CENPRHE acredita que, com sua ação socioeducativa, está colaborando para o desenvolvimento de pessoas conscientes e solidárias, imbuídas de valores cristãos e capazes de contribuir na construção de “um mundo melhor”.

Nossos valores

  • Fé em Deus e valorização da vida, acolhimento e respeito às diferenças, confiança no potencial humano, otimismo, criatividade, cooperação, solidariedade, determinação e  transparência na gestão dos recursos.

Nossa meta

  • Tornar-nos a instituição de Várzea Grande que oferece às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, as mais oportunas e eficazes ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades e as melhores chances de crescerem como “pessoas felizes e capazes de reinventar o mundo”.

Nosso público alvo

  • Crianças e adolescentes, de 05 a 14 anos, que vivem em situação de maior risco e vulnerabilidade pessoal e social e suas respectivas famílias.

 Nossos programas e projetos

  • O CENPRHE oferece atividades que promovem o protagonismo, facilitando a participação efetiva de crianças e adolescentes na construção do seu processo educativo, promovendo, por meio da oferta de atividades artísticas, culturais, esportivas e lúdicas, o direito de aprender que não se restringe ao acesso à escola.

 

1. Esporte e Vida Saudável CENPRHE

Tem por objetivo promover o acesso de crianças e adolescentes à prática de atividades esportivas contribuindo, pela inclusão, para o bom desenvolvimento físico e para a redução dos índices de envolvimento da população jovem com a criminalidade e o uso de drogas. As turmas são formadas de acordo com a faixa etária e participam das atividades na Quadra Esportiva do CENPRHE, uma vez por semana.

2. Programa de Inclusão Digital e Curso de Informática Básica

Tem por objetivo oferecer às crianças e aos adolescentes que frequentam o CENPRHE a oportunidade de manuseio do computador e o acesso às redes de comunicação social, orientando-as para o uso dos mesmos.

3.Projeto CENPRHE Som

Visa contribuir para a formação cultural de crianças e adolescentes, oportunizando conhecimentos musicais em sua articulação teórica e prática, e levando-os a se socializar por meio da música, do canto, da dança, do teatro musical e das artes cênicas.

4. Programa de Acompanhamento Escolar

Neste programa os educadores auxiliam as crianças e adolescentes de forma lúdica e diferenciada, no processo de aprendizagem, por meio de oficinas de leitura, jogos matemáticos, pesquisas, oficinas temáticas e gincanas educativas, mantendo o diálogo e integração com as Escolas.

5.Projeto Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente

Este projeto oportuniza aprendizagens que favorecem a formação de bons hábitos de saúde, higiene e outros que visam melhorar a qualidade de vida e promovem o cuidado e o respeito ao meio ambiente

6. Programa de Complementação Alimentar

O CENPRHE oferece alimentação saudável e balanceada para que crianças e adolescentes tenham desenvolvimento físico compatível à idade e alcancem bom rendimento escolar.

7.Programa de Saúde e Terapias Complementares

Tem por objetivo a orientação sobre a prevenção das doenças bem como o tratamento das mesmas. Este programa consta de:
  • Atendimento mensal personalizado das mães e crianças que apresentam problemas de saúde;
  • Utilização terapêutica de florais, compostos homeopáticos, xaropes, chás, tinturas, multi-mistura e demais cuidados terapêuticos como Reiki, massagem, reflexologia,etc
  • Orientação e acompanhamento das famílias no uso das terapias complementares e na prevenção das doenças;
  • Encaminhamento ao Posto de Saúde para os exames de rotina e casos mais complexos de doenças.

8.Programa de acompanhamento e orientação das famílias

Voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares esse programa propõe atividades que buscam juntamente com as famílias, conhecimento e soluções para as dúvidas e conflitos que permeiam a educação de crianças e adolescentes.

9. Programa de gestão financeira e de captação de recursos

O objetivo deste programa é angariar recursos para assegurar a manutenção dos programas e projetos, bem como garantir a execução com qualidade de todas as atividades. A Equipe Gestora interage de forma criativa com a sociedade, mostrando a relevância social do trabalho do CENPRHE, buscando fortalecer a credibilidade da organização e se sustenta na prática de utilizar os recursos obtidos com foco nos seus objetivos.